2 de agosto de 2010

I GINBEC DA PJ

Tá chegando a hora!!!

Dia 22 de agosto a I GINBEC da PJ Área Missionária Santa Helena


REGULAMENTO DA I GINBEC – GINCANA BÍBLICA, ESPORTIVA E CULTURAL DA PASTORAL DA JUVENTUDE DA ÁREA MISSIONÁRIA SANTA HELENA - 2010


Tema: “Cultura: nossa terra, nossa história e nossos sonhos”
LEMA: “Juventude, muitas caras, muitas cores, em marcha contra a violência!”.

DISPOSIÇOES GERAIS

A I GINBEC DA PASTORAL DA JUVENTUDE é uma atividade aos grupos de jovens da Área Missionária Santa Helena e grupos convidados de outras áreas missionárias.
Cada grupo de jovens participa com seus integrantes.


AS REGRAS

Das modalidades esportivas:

Futebol (masculino):
Cada equipe poderá ser formada com até 7 jogadores: 5 titulares e 2 reservas. As substituições são ilimitadas desde que autorizadas pelo árbitro.
Cada partida terá 1 tempo único de 10 minutos. O acréscimo de tempo ficará a critério do árbitro.
Em caso de lateral, o arremesso só poderá ser feito com as mãos acima da cabeça.
Em caso de cinco faltas seguidas de sua equipe, acarretará um tiro livre direto, sem barreira, para a equipe adversária.
Em caso de empate no tempo regulamentar a disputa vai para os pênaltis que serão em cobranças alternadas (duas cobranças para cada time). Caso persista o empate, a partida será definida em cobranças alternadas (uma cobrança para cada time) com todos os atletas.
No momento das penalidades só poderá atuar o goleiro que terminou a partida, não sendo permitida a sua substituição, salvo por motivos de força maior (lesões sérias, sangramentos, fratura exposta, etc.).
A competição é no estilo “mata-mata”, o time que perde é eliminado automaticamente. A equipe vencedora se classifica para a próxima fase.
Em caso de três equipes chegarem às finais, será realizado um triangular final para se saber quem é a melhor (não descartada a possibilidade de sorteio), bem como pode haver repescagem dependendo do número de equipes.

Futsal (feminino):
Cada equipe poderá ser formada com até 6 jogadoras: 4 titulares e 2 reservas. As substituições são ilimitadas desde que autorizadas pelo árbitro.
Cada partida terá 1 tempo único de 10 minutos. O acréscimo de tempo ficará a critério do árbitro.
Em caso de lateral, o arremesso só poderá ser feito com os pés e fora da linha da quadra.
Em caso de cinco faltas seguidas de sua equipe, acarretará um tiro livre direto, sem barreira, para a equipe adversária.
Em caso de empate no tempo regulamentar a disputa vai para os pênaltis que serão em cobranças alternadas (duas cobranças para cada time). Caso persista o empate, a partida será definida em cobranças alternadas (uma cobrança para cada time) com todas as atletas.
No momento das penalidades só poderá atuar a goleira que terminou a partida, não sendo permitida a sua substituição, salvo por motivos de força maior (lesões sérias, sangramentos, fratura exposta, etc.).
A competição é no estilo “mata-mata”, o time que perde é eliminado automaticamente. A equipe vencedora se classifica para a próxima fase.
Em caso de três equipes chegarem às finais, será realizado um triangular final para se saber quem é a melhor (não descartada a possibilidade de sorteio), bem como pode haver repescagem dependo do número de equipes.
Obs: Recomenda-se o uso de calçados (tênis).

Vôlei (masculino e feminino):
Cada equipe poderá ser formada com até 5 jogadores: 4 titulares e 1 reserva. As substituições são ilimitadas desde que autorizadas pelo árbitro.
Cada partida vai até 12 pontos (sem vantagem), com diferença de 2 pontos ao final. Após completado 12 pontos sem essa diferença, o jogo prossegue até uma equipe conseguir a diferença de 2 pontos.
O time que perde é eliminado automaticamente. A equipe vencedora se classifica para a próxima fase.
A competição é no estilo “mata-mata” e em caso de número de times ímpares nas finais, o time que havia perdido com maior quantidade de pontos retorna à competição.

Queimada (mista)
As equipes de queimada deverão ser formadas por 6 integrantes: 3 meninos e 3 meninas.
Cada partida terá 1 tempo único de 10 minutos. O acréscimo de tempo ficará a critério do árbitro.
O campo de jogo terá a linha central e as linhas do morto, devendo-se respeitar seus limites.
O arremesso da bola contra um adversário não poderá ser de qualquer jeito, devendo ser o lançamento sempre acima da cabeça e com a perna de apoio sempre à frente.
Será eliminado (morto) o jogador que não conseguir segurar a bolada do adversário (não poderá rebater a bola) e também se for atingido em qualquer parte de seu corpo, até mesmo abaixo do joelho, salvo se seu companheiro conseguir pegar a bola antes da mesma cair no chão.
Ao término do tempo previsto e, permanecendo a igualdade do número de jogadores das equipes, será escolhido um jogador de cada equipe para a disputa em tiro livre “direto”. Cada um terá direito a um arremeço livre e o adversário não poderá desviar da bola em hipótese alguma (caso contrário será eliminado), devendo segurar o arremeço sem deixar a bola cair no chão. Mas poderá ficar parado se quiser.
Será declarada vencedora a equipe que, no tempo proposto, conseguiu “eliminar” (matar) mais adversários ou venceu no tiro livre direto.
A competição é no estilo “mata-mata”, o time que perde é eliminado automaticamente. A equipe vencedora se classifica para a próxima fase.
Em caso de três equipes chegarem às finais, será realizado um triangular final para se saber quem é a melhor (não descartada a possibilidade de sorteio), bem como pode haver repescagem dependendo do número de equipes.

 Boliche ecológico (masculino e feminino)
Essa modalidade é individual e cada grupo deverá definir seu representante (um masculino e/ou um feminino).
Cada atleta terá direito a 3 lances, onde os quatro melhores (maiores pontuações) vão às semifinais. Calcula-se um ponto para cada garrafa derrubada.
A bola utilizada no lance será uma bola de futsal e o arremesso da bola não poderá ser de qualquer jeito, devendo ser o lançamento sempre rasteiro e com a perna de apoio sempre à frente.
O jogador não pode ultrapassar a linha de cabeceira (linha no início da pista) quando for fazer seu lance. Se ele ultrapassar cometerá falta e os pontos da jogada serão nulos.
Se um jogador conseguir derrubar as 10 garrafas em qualquer jogada, ele faz um strike. No strike, o jogador ganha 10 pontos e um bônus igual ao número de garrafas que derrubar na jogada seguinte, exceto se o strike for do último lance.
Será realizado um sorteio para os dois confrontos que irão definir os dois competidores que irão à final. Nessa fase e também na final cada atleta terá direito a três lances.
Será campeão aquele que obtiver maior pontuação.

Tênis de mesa (masculino e feminino)
Essa modalidade é individual e cada grupo deverá definir seu representante (um masculino e/ou um feminino).
A competição será no estilo “mata-mata”, quem perder a partida será eliminado automaticamente. O jogador vencedor se classifica para a próxima fase.
Cada partida vai até 21 pontos (sem vantagem), com diferença de 2 pontos. Após completado 21 pontos sem essa diferença, o jogo prossegue até um jogador conseguir a diferença de 2 pontos.
Em caso de número de jogadores ímpares nas finais, o jogador que havia perdido com maior quantidade de pontos retorna à competição.

Corrida de longa distância (masculino feminino):
Poderá participar 1 atleta por grupo.
O participante deverá dar duas voltas completas no quarteirão da igreja de Sta. Helena, devendo respeitar a presença dos fiscais de prova.
O atleta que não percorrer todo o percurso será eliminado da prova.

Corrida de revezamento (masculino feminino):
Serão três atletas por equipe.
O percurso será de uma volta ao redor do quarteirão da igreja para cada atleta.
Caso não haja atletas suficientes 1 poderá realizar o percurso duas vezes mas não em voltas seguidas, devendo respeitar a presença dos fiscais de prova.
É necessário passar o bastão ao outro atleta, estando o mesmo parado ao receber o bastão.
É eliminado o atleta que descumprir as regras citadas.

Cada modalidade esportiva valerá para o:
1º Colocado: 10 pontos
2º Colocado: 7 pontos
3º Colocado: 5 pontos

As chaves para as modalidades esportivas serão sorteadas no dia da I GINBEC.

Arrecadação de alimentos
A pontuação dos alimentos será fixada em 15 pontos (maior arrecadação), 10 pontos (média arrecadação) e 05 pontos (menor arrecadação). Os alimentos serão contabilizados 12:00h. Após esse horário não serão contabilizados os alimentos.
Obs: Apenas serão computados para pontuação os seguintes alimentos: leite (a partir de 500 g), arroz, feijão, macarrão, farinha e café (a partir de 500 g). A arrecadação mínima para a contagem de pontos será de 5 Kg de alimento.
A equipe de área disponibilizará tabela de pontuação da parte esportiva para os grupos.

PARTE CULTURAL E BÍBLICA (à tarde)

Perguntas
Será escolhido 1 representante por grupo, para receber e responder as perguntas nas seguintes modalidades: Conhecimentos gerais, Política no cenário nacional, Bíblica (Atos dos Apóstolos e perguntas em geral), Atualidades e Esporte.
Obs: Pode-se utilizar a Bíblia.
O representante terá 1 minuto para responder as perguntas podendo recorrer aos integrantes do grupo. As perguntas serão objetivas sendo de múltipla escolha. Cada pergunta valerá 5 PONTOS.
Soletrando
Será escolhido 1 representante por grupo (não necessariamente o mesmo que respondeu às perguntas) para responder ao soletrando.
Serão realizadas duas rodadas de soletrando com palavras que irão ser sorteadas na hora. O competidor que acertar sua palavra receberá 5 pontos.

Qual é a música?
Será sorteada uma palavra para cada grupo, e cada representante do grupo terá 30 segundos para cantar uma música que contenha essa palavra. Se a música cantada pelo representante for a mesma escolhida pela coordenação, o grupo receberá 5 pontos, caso contrário, os grupos tentaram acertar a música. Se nenhum grupo acertar, a coordenação dará uma dica e o grupo que souber a música, o representante tocará no tecido estendido funcionando como sino. Serão realizadas duas rodadas.

De quem é essa voz?
Cada grupo ouvirá uma música e o representante do grupo terá 30 segundos para acertar qual cantor(a) está cantando a música. Se o representante acertar, ganhará 5 pontos, caso contrário não perderá ponto e não será repassada para outro grupo. Serão realizadas duas rodadas.

Caça ao tesouro
O grupo que encontrar o tesouro ganhará 10 pontos automaticamente.

Melhor mascote
Cada grupo poderá levar um mascote (pessoa fantasiada que caracterize o grupo de jovem) para animar sua torcida, sendo que haverá o momento do desfile dos mascotes. Se o grupo levar o mascote, automaticamente receberá 5 pontos. A equipe de área irá escolher o melhor mascote e o grupo receberá 7 pontos. Não será aceito mascotes criados na hora, ou seja, caracterização inventada na hora do desfile dos mascotes.

OBS:
As inscrições da I GINBEC deverão ser feitas do dia 15/08 (na formação em conjunto) até o dia 21/08 (na casa da coordenadora Thaieny). Se precisar inscrever no dia da I GINBEC a taxa por modalidade individual será R$ 2,50 e por modalidade coletiva será R$ 5,00. A taxa no dia da GINBEC será R$ 10,00 para qualquer modalidade.
Pontualidade: As equipes (com no mínimo 4 jovens) que chegarem até 08:10h, ganharão 5 pontos automaticamente.
Das 12:00h às 13:00h todas as atividades irão parar para o almoço, sendo retomadas logo após este.
Receberão medalhas os 3 colocados das modalidades esportivas.
Receberão troféus os três melhores grupos da GINBEC.


A Coordenação

Nenhum comentário:

Postar um comentário